Bichectomia: o que é e quais as suas vantagens?
Nos últimos anos, a bichectomia tem se tornado a queridinha dos brasileiros. Isso porque, muitas famosas como Kim Kardashian e Kylie Jenner fizeram a cirurgia e afinaram o rosto. O que muitos pacientes não sabem, é que o procedimento pode ser realizado por um cirurgião dentista e é muito mais simples do que se imagina.
Além do tamanho das suas bochechas te incomodarem, você também gostaria de ter o rosto mais magro e acentuar as maçãs? Então, esse procedimento é indicado para você. A seguir, explicaremos melhor o que é a bichectomia, para quem esse procedimento é indicado e quais os cuidados necessários no pós-operatório, vem com a gente.
O que é bichectomia?
A bichectomia, ou lipoplastia facial, é um procedimento cirúrgico de redução das bochechas, afinando e alongando o rosto. Ele é realizado pelo cirurgião dentista.
Nesse procedimento, as bolas de Bichat, estruturas gordurosas, também chamadas de corpos adiposos bucais, que ficam localizados entre o maxilar e a mandíbula e conferem o formato arredondado ao rosto são retirados totalmente ou parcialmente.
As bolas de Bichat não respondem ao emagrecimento, apesar de serem formadas por tecido adiposo, ou seja, elas não desaparecem mesmo que ocorra a perda de peso. Muitas vezes, por questões genéticas, essa estrutura é maior do que se desejada, causando um incômodo estético ao paciente, nesse caso, sugere-se a remoção.
Para que serve a bichectomia?
A harmonização orofacial é sua principal função. Seu objetivo é deixar o rosto com a aparência mais magra, fina e alongada.
Além dessa finalidade, indica-se ao pacientes que, por terem as bochechas excessivas, apresentam traumas e dores na mucosa, proveniente de mordidas constantes.
Para quem a bichectomia é indicada?
Primeiramente, é preciso que o paciente passe por uma avaliação profissional para entender se está habilitável para o procedimento e quais são as expectativas. Também é importante a realização de alguns exames pré-cirúrgicos.
Indicamos a cirurgia para pessoas que apresentam o formato do rosto muito arredondado, pouca definição, bochechas excessivas ou mandíbula sem volume definido em razão da gordura da papada e pescoço. Desde que haja o incomodo com essas características.
Apesar das mulheres buscarem mais por esse tipo de procedimento, homens que apresentam esse incomodo e características também podem optar pela cirurgia e se beneficiarão com os resultados.
Quais as contraindicações?
É preciso que o profissional, da Serpacosta, avalie as expectativas e a necessidade do procedimento através da analise do formato de rosto do paciente. Pacientes que já apresentam o rosto fino e magro não devem realizar a cirurgia, com o risco de sofrerem com o envelhecimento precoce.
Além dessas características, outros fatores também são contraindicações para a bichectomia, são eles:
- uso de radioterapia ou quimioterapia;
- cardiopatias severas;
- infecções locais ou sistêmicas;
- deficiências de coagulação;
- problemas hepáticos e renais graves;
- gravidez;
- menores de idade.
Quais as vantagens de fazer uma bichectomia?
A Bichectomia, além de ser uma cirurgia com recuperação rápida, baixo custo e resultados satisfatórios a principal vantagem do procedimento é a melhora da autoestima e autoconfiança promovida pela sofisticação do rosto.